Search

Tecle 1 para golpe, 2 para enganação...

Os golpistas estão aprimorando cada vez mais o golpe da ligação se passando por instituições financeiras. Agora, eles contam com uma central telefônica automática, para potencializar o número de pessoas impactadas pelo golpe e aumentar seus lucros. Continue a leitura para saber como funciona esse golpe.

Os golpistas estão aprimorando cada vez mais o golpe da ligação se passando por instituições financeiras. Agora, eles contam com uma central telefônica automática, para potencializar o número de pessoas impactadas pelo golpe e aumentar seus lucros.

O golpe funciona da seguinte maneira: seu telefone toca, e uma mensagem automática do outro lado da linha informa alguma movimentação suspeita na sua conta e pede que você clique em 1 para confirmar a compra ou 2 para falar com um dos atendentes.

Quando vc clica para falar com um atendente, ele pede para confirmar alguns dados básicos, falando por exemplo seu nome, data de nascimento ou dados sobre alguma transação que vc fez. Tudo para parecer o mais verídico possível.

As abordagens são variadas, mas todas tem o mesmo propósito: gerar preocupação e ativar o senso de urgência.
Tudo pode ser pretexto para roubar seu dinheiro: uma movimentação estranha em sua conta, compras suspeitas, atualizações de segurança no app do banco, tentativas de invasão…

Com vc acreditando no golpista, ele pode pedir várias coisas diferentes, como instalar um app para proteger sua conta (que na verdade é um programa malicioso que vai infectar seu dispositivo), solicitar informações sensíveis, como número do cartão ou senha ou solicitar que vc faça alguma operação em sua conta.

Assim, eles podem conseguir criar cadastros em seu nome e até mesmo acessar remotamente seu dispositivo.

E vc ainda pode ser induzido a fazer transações financeiras para um suposto gerente regularizar sua conta.

Pode ocorrer também de solicitarem que vc realize uma transferência real que supostamente anularia a transação feita por um invasor.

Em alguns casos, quando o golpista percebe que vc está desconfiado, pedem que vc encerre a ligação e ligue para a central de atendimento de seu banco. Porém, eles prendem ligações de telefone fixo por até 5 minutos depois que vc desliga, e aí vc pensa que está ligando para um novo número, mas na realidade, continua na chamada com o golpista.

Se vc receber uma ligação dizendo que há algo errado com sua conta, não faça nada do que foi solicitado, desligue o telefone e busque sua agencia bancária ou entre em contado pelo telefone oficial da instituição.

Desconfie de ligações feitas para te ajudar com alguma atualização no app ou no internet banking. As atualizações de segurança são automáticas e as instituições não ligam para os clientes para informar sobre elas.

Jamais faça transferências e nem passe dados sensíveis pelo telefone. Caso vc tenha alguma dúvida sobre sua conta, procure sua agencia bancária e fale com seu gerente.

Baixe e compartilhe nas redes sociais

Clique sobre a imagem e acesso o link para download (representado por uma seta), que fica no canto direito superior.

Continue sua leitura