Search

Deepfake: proteja-se das falsificações digitais

Golpes em redes sociais com deepfake, que usam vídeos falsos com rostos de outras pessoas, estão se tornando cada vez mais comuns. Continue a leitura para entender um pouco mais sobre deepfake e como vc pode identificar estas abordagens.

Golpes em redes sociais com deepfake, que usam vídeos falsos com rostos de outras pessoas, estão se tornando cada vez mais comuns. Essas fraudes evoluem rapidamente, tornando a identificação difícil, até mesmo para pessoas mais antenadas.

Bora entender um pouco mais sobre deepfake e como vc pode identificar estas abordagens?

Deepfake é uma técnica de inteligência artificial (IA) que substitui rostos em vídeos e fotos pela aparência de outra pessoa. É uma combinação de “deep learning” (aprendizagem profunda) e “fake” (falso, em inglês).

Pessoas mal intencionadas e cibercriminosos usam essa técnica para inserir a imagem de alguém em um vídeo ou foto, tentando enganar vítimas ou produzir falsas evidências.

Funciona da seguinte maneira: a criação de uma montagem de deepfake começa com o mapeamento do rosto da pessoa que terá a face substituída no vídeo. Elementos como olhos, nariz e boca são “colados” no lugar certo usando inteligência artificial.

O mesmo procedimento é repetido nos materiais que alimentam a IA e incluem o rosto de quem terá a aparência imitada.

O Deepfake é frequentemente usado como porta de entrada para fraudes, desinformação, chantagem ou golpes financeiros.

Os cibercriminosos se aproveitam da falsa credibilidade dos vídeos para enganar as vítimas.

Portanto, esteja atento aos conteúdos visualizados em aplicativos, como mensageiros e redes sociais.

Fique alerta a elementos técnicos do vídeo que possam indicar manipulação, como anomalias faciais ou falta de sincronia labial com o áudio.

Atente-se também ao acessar sites ou apps suspeitos.

Vídeos gerados com deepfake podem ser combinados a golpes de phishing, levando você a fazer pagamentos falsos ou acessar páginas fraudulentas.

Procure sempre a fonte primária de publicações, como perfis oficiais de marcas ou celebridades.

Caso o vídeo envolva alguém que você conheça, busque confirmação com a pessoa retratada por um canal direto de comunicação.

Se identificar um deepfake envolvendo práticas criminosas, denuncie as postagens para as plataformas de redes sociais.

Em casos mais graves, contate também as autoridades policiais.

Leia bastante sobre o tema para entender as possibilidades de uso dos deepfakes e fique ligado aqui na nossa página, pois traremos mais informações sempre que possível.

Ao conhecer mais sobre o assunto, você estará mais preparado para não se tornar uma vítima em eventuais golpes.

Baixe e compartilhe nas redes sociais

Clique sobre a imagem e acesso o link para download (representado por uma seta), que fica no canto direito superior.

Continue sua leitura

Tecle 1 para golpe, 2 para enganação…

Os golpistas estão aprimorando cada vez mais o golpe da ligação se passando por instituições financeiras. Agora, eles contam com uma central telefônica automática, para potencializar o número de pessoas impactadas pelo golpe e aumentar seus lucros. Continue a leitura para saber como funciona esse golpe.

Acesse »