Se é bom demais para ser verdade é porque é mentira
O grupo chinês chamado Fangxiao, já criou mais de 42 mil domínios para se passar por marcas como Coca-Cola, McDonalds, Unilever e Shopee e enganar vc. Confira!
Em meio a tantas notícias sobre golpes contra a segurança digital, uma delas chama atenção em especial.
É a descoberta de um grupo chinês chamado Fangxiao, que já criou mais de 42 mil domínios para se passar por marcas como Coca-Cola, McDonalds, Unilever e Shopee.
Este “golpe” é disseminado através de anúncios que circulam na internet, e também através de mensagens no WhatsApp contendo links com supostos brindes.
Esses links levam vc a sites que sugerem o download de aplicativos. Inclusive, em alguns casos, aplicativos em lojas oficiais. Um exemplo é o ‘App Booster Lite – RAM Booster’, que já tem 10 milhões de downloads.
Em tese, o App Booster Lite melhoraria o desempenho do smartphone – algo que não acontece.
O app também solicita acesso a permissões mais do que o necessário e possui um número exagerado de anúncios – com janelas difíceis de serem fechadas
A dica fundamental para evitar cair neste golpe é SEMPRE confirmar a veracidade de “oportunidades imperdíveis” que chegam até vc.
Acesse os canais oficiais da referida marca e confirme.
Sinto informar, mas como diria Sócrates “não existe almoço de graça”
: )
Uma característica deste golpe, em específico, é o uso do sufixo .top e o .cn ou .tech nos sites utilizados para a aplicação da fraude.
O sufixo é a parte final do endereço, como o .com e o .com.br.
Fique atento a este detalhe!
Na dúvida, desconfie!
Se parece bom demais para ser verdade é porque é mentira!
Continue sua leitura
Sua encomenda foi taxada? Cuidado, pode ser golpe!
Você já recebeu um SMS supostamente dos Correios informando que sua encomenda foi taxada? Atenção: isso pode ser um golpe!
Recebi um Pix errado, devolvo ou não?
Recebeu um “Pix errado” e solicitaram que vc devolva em outra conta? É golpe! Continue a leitura e saiba mais sobre o golpe de devolução de Pix errado e como evitar ser uma vítima.
Deepfake: proteja-se das falsificações digitais
Golpes em redes sociais com deepfake, que usam vídeos falsos com rostos de outras pessoas, estão se tornando cada vez mais comuns. Continue a leitura para entender um pouco mais sobre deepfake e como vc pode identificar estas abordagens.
Caça aos ovos ou aos golpistas? Não caia em nenhum golpe nessa Páscoa!
Com a Páscoa se aproximando surgem também os golpes que podem te deixar em apuros. Continue a leitura para saber quais os golpes que mais rolam nessa época.