Pontos do cartão vencendo? Olha o golpe...
Dá pra dizer que o WhatsApp praticamente acabou com o SMS, né?
Mas na real, não é bem assim; o serviço continua relevante, sendo inclusive parte importante dos sistemas de autenticação de dois fatores (o próprio WhatsApp traz essa opção).
Os cibercriminosos sabem disso, e não medem esforços na hora de criar golpes através de SMS.
E no mês da Black Friday, a tendência é que isso se intensifique.
Um exemplo de como isso pode acontecer é quando os golpistas criam textos que tentam se passar por ofertas de empresas.
As marcas que eles tentam simular não se limitam a lojas virtuais, podendo ser de cursos, editoras e até mesmo de bancos.
Os prints a seguir mostram um golpe real, cuja falsidade foi confirmada pela nossa equipe através do Instagram oficial do Banco Itaú.
O SMS fala em supostos pontos que podem ser trocados por produtos e serviços. Para isso, bastaria clicar no link que os golpistas colocaram na mensagem.
Mas logo de cara já dá para desconfiar. Tudo começa pelo número utilizado para enviar o SMS, que se assemelha a um celular comum.
Bancos não costumam usar números de celulares convencionais para envio de mensagens aos clientes. Exemplo: +55 41 9 35007876.
Outro ponto é a presença de um link.
O Itaú não envia links por SMS, exatamente para evitar fraudes e proteger seus usuários.
Esta prática também é usada por outras empresa.
Como então ter certeza de que é golpe? No caso do Itaú, o banco disponibiliza o email emailsuspeito@itau-unibanco.com.br para que os clientes comuniquem possíveis fraudes.
Além disso, o Instagram oficial da empresa atende dúvidas do tipo, mesmo para quem não tem conta bancária.
Está aí então mais um jeito de se proteger de golpes na Black Friday: fazer um contato direto com as empresas que os golpistas tentam simular.
Na dúvida, desconfie sempre e entre em contato através de canais confiáveis.
Sem tempo para ler?
Então ouça
: )
Em breve!
Baixe e compartilhe nas redes sociais
Continue sua leitura
Sua encomenda foi taxada? Cuidado, pode ser golpe!
Você já recebeu um SMS supostamente dos Correios informando que sua encomenda foi taxada? Atenção: isso pode ser um golpe!
Recebi um Pix errado, devolvo ou não?
Recebeu um “Pix errado” e solicitaram que vc devolva em outra conta? É golpe! Continue a leitura e saiba mais sobre o golpe de devolução de Pix errado e como evitar ser uma vítima.
Deepfake: proteja-se das falsificações digitais
Golpes em redes sociais com deepfake, que usam vídeos falsos com rostos de outras pessoas, estão se tornando cada vez mais comuns. Continue a leitura para entender um pouco mais sobre deepfake e como vc pode identificar estas abordagens.
Caça aos ovos ou aos golpistas? Não caia em nenhum golpe nessa Páscoa!
Com a Páscoa se aproximando surgem também os golpes que podem te deixar em apuros. Continue a leitura para saber quais os golpes que mais rolam nessa época.