Search

Números da Black Friday

Saiba quais foram os números de fraudes do ano passado e qual a previsão para esse ano.

A Black Friday é um dos períodos de maior movimentação comercial, principalmente online, do ano no Brasil. Com isso, criminosos aproveitam a oportunidade para aplicar golpes e fraudes.

De acordo com um levantamento realizado Pela Adyen, empresa de pagamentos digitais, as tentativas de fraude aumentaram em 36% na Black Friday de 2022, em comparação com o ano anterior.

O valor das fraudes foi estimado em R$ 200 milhões.

Segundo a ClearSale, empresa especializada em prevenção a fraudes, a expectativa é que as tentativas de fraude em 2023 caiam 35% em relação à Black Friday do ano passado.

A empresa estima cerca de 28,5 mil tentativas de fraude para o final de semana do dia 24 ao dia 26 de novembro.

O clima em 2023 é de preocupação, por parte dos consumidores. Uma pesquisa realizada pela Konduto, empresa de soluções antifraude, aponta que 65% dos consumidores brasileiros não se sentem seguros para realizar compras online.

É importante ressaltar que a queda nas tentativas de fraude e valores financeiros estimados, não são motivos para comemoração. Segundo a Clearsale, as reduções são motivadas pelo desaquecimento do mercado este ano e não por uma melhora no cenário de fraudes.

Mas, mesmo assim, é importante que vc tome medidas para se proteger de golpes e fraudes na Black Friday. Dobre sua atenção e o cuidado na hora de fazer suas compras e aproveitar as promoções.

Na semana passada, trouxemos algumas dicas de segurança para essa Black Friday.

Ao seguir as dicas, vc estará mais seguro, protegendo suas informações pessoais e financeiras contra os cibercriminosos.

Se tiver alguma dúvida, envie uma mensagem, nossa equipe irá ajudá-lo.

Comente aqui se vc já viu algum golpe de Black Fraude rolando por aí.

Baixe e compartilhe nas redes sociais

Clique sobre a imagem e acesso o link para download (representado por uma seta), que fica no canto direito superior.

Continue sua leitura

Tecle 1 para golpe, 2 para enganação…

Os golpistas estão aprimorando cada vez mais o golpe da ligação se passando por instituições financeiras. Agora, eles contam com uma central telefônica automática, para potencializar o número de pessoas impactadas pelo golpe e aumentar seus lucros. Continue a leitura para saber como funciona esse golpe.

Acesse »