Mas eu não lembro de ter comprado nada na SHEIN...
A Black Friday já ganhou o apelido de Black “Fraude” por causa de alguns preços que aparentam ser atrativos, mas não são.
A questão é que esse período também traz fraudes em segurança digital.
Os golpistas se aproveitam do grande volume de compras da Black Friday para aplicar todo tipo de golpes virtuais.
Um dos preferidos usa engenharia social e o bom e velho e-mail.
Mas como assim?
A ideia é explorar o fato de que muitas pessoas fazem compras frequentemente em lojas virtuais como a Shein, e já estão acostumadas a receber e-mails de confirmação dos itens adquiridos.
Essas mensagens possuem o número do pedido, o número de rastreio, endereço de entrega e a data estimada em que o produto vai chegar.
Os cibercriminosos sabem disso tudo, e conseguem criar e-mails falsos que são iguais aos autênticos. A diferença é que eles usam domínios, com alterações sutis, que muitas vezes passam despercebidos aos nossos olhos.
A Shein, por exemplo, envia vários emails originais através do noreply@sheinemail.com. Muitos golpistas então criam domínios como “sheinconfirmation.com” ou “sheinsales.com” e enviam milhares de emails com layouts bem semelhantes aos verdadeiros.
A esperança deles é que algumas pessoas vão clicar nos links desses emails fake – e é aí que o golpe começa.
Quem clicar no botão de “Acompanhe seu pedido”, por exemplo, pode ser redirecionado a um site externo que supostamente solicita a confirmação de dados, no qual o usuário precisa inserir basicamente todos os seus dados cadastrais – inclusive senhas e dados de cartão de crédito.
É o suficiente para os criminosos comprarem produtos em seu nome, ou então clonar seu cartão. O link pode também aparentar ser inofensivo e não pedir dado algum, mas já conseguiu acesso ao seu computador ou celular pelo “simples” fato de que você já clicou no botão – esse clique é a porta de entrada de malwares que facilitam o comprometimento do seu dispositivo.
O que fazer para evitar esse problema na Black Friday?
1. Se vc não fez compras na Shein e recebeu um e-mail de rastreamento, possivelmente trata-se de um Golpe;
2. Confira atentamente o domínio e o e-mail pelo qual o rastreio foi enviado;
3. Para confirmar informações de envio acesse os canais oficiais da empresa: Site, aplicativo ou telefone.
Sem tempo para ler?
Então ouça
: )
Em breve!
Baixe e compartilhe nas redes sociais
Continue sua leitura
Sua encomenda foi taxada? Cuidado, pode ser golpe!
Você já recebeu um SMS supostamente dos Correios informando que sua encomenda foi taxada? Atenção: isso pode ser um golpe!
Recebi um Pix errado, devolvo ou não?
Recebeu um “Pix errado” e solicitaram que vc devolva em outra conta? É golpe! Continue a leitura e saiba mais sobre o golpe de devolução de Pix errado e como evitar ser uma vítima.
Deepfake: proteja-se das falsificações digitais
Golpes em redes sociais com deepfake, que usam vídeos falsos com rostos de outras pessoas, estão se tornando cada vez mais comuns. Continue a leitura para entender um pouco mais sobre deepfake e como vc pode identificar estas abordagens.
Caça aos ovos ou aos golpistas? Não caia em nenhum golpe nessa Páscoa!
Com a Páscoa se aproximando surgem também os golpes que podem te deixar em apuros. Continue a leitura para saber quais os golpes que mais rolam nessa época.