HoHoHo, o golpe chegou!
O Natal é uma época de alegria e celebração, e os cibercriminosos, como sempre, se aproveitam de datas especiais para enganar vc! Confira quais são os principais golpes dessa época.
O Natal é uma época de alegria e celebração, e os cibercriminosos, como sempre, se aproveitam de datas especiais para enganar vc!
Eles usam uma variedade de golpes virtuais para roubar seus dados pessoais e gerar prejuízos financeiros.
Confira quais são os principais golpes dessa época.
Falsas instituições de caridade: Os golpistas usam essa época para explorar a generosidade das pessoas. Eles usam a engenharia social para induzi-las a compartilhar informações pessoais e doar dinheiro.
Por exemplo, um golpista pode criar uma página de financiamento no Facebook para uma família supostamente necessitada.
A página pode conter uma foto comovente de uma criança doente ou um vídeo de uma família desabrigada. O golpista pode usar a IA para escrever uma história convincente sobre a família. A página de financiamento pode parecer legítima, mas é importante pesquisar antes de doar e fornecer seus dados.
Ofertas de última hora: Esse golpe é direcionado às pessoas que deixam a compra de presentes para o final de dezembro. Esses golpes assumem a forma de e-mail de phishing em que os criminosos se fazem passar por e-commerces conhecidos.
As ofertas trazem o senso de urgência, dizendo que são as últimas peças ou com tempo limitado, o que pressiona a pessoa a tomar uma decisão impulsiva.
Lembre-se de que, se for bom demais para ser verdade, provavelmente é mentira.
Falsos cancelamentos de compra: Esse golpe atinge pessoas que fazem bastante compra online. Os golpistas se passam por e-commerces conhecidos enviando mensagens “urgentes” sobre o cancelamento de compra online alegando que o pagamento não foi recebido, a mensagem é seguida de um falso boleto, que, além de roubar seu dinheiro, pode te encaminhar para uma página falsa que rouba seus dados.
Golpe de entrega de produto: Os golpistas podem se passar por serviços de entrega, alegando que estão com sua encomenda e você precisa pagar para que o produto seja liberado.
Pode acontecer também de enviarem mensagem dizendo que vc ganhou um sorteio de alguma coisa, já que lojas e shopping costumam fazer essas promoções, mas que é necessário pagar uma taxa pela entrega do produto.
Pacotes de viagem falsos: Outro golpe comum nessa época, é a oferta de pacotes de viagem para passar o Natal ou o Réveillon realizado por empresas falsas. Neste caso, a reserva nunca é efetuada e o seu dinheiro é roubado. É sempre bom verificar a legitimidade da empresa e do site que está vendendo os pacotes para se certificar de que não é uma cilada.
Além desses golpes, existem outros tantos, por isso é importante estar bem atento na hora de fazer suas compras de Natal.
Lembre-se de seguir as dicas que já trouxemos aqui na página sempre que for fazer compras online. Não clique em links e nem abra anexos em e-mails ou sms´s de remetentes desconhecidos, ou com conteúdos que pareçam suspeitos.
Continue sua leitura
Sua encomenda foi taxada? Cuidado, pode ser golpe!
Você já recebeu um SMS supostamente dos Correios informando que sua encomenda foi taxada? Atenção: isso pode ser um golpe!
Recebi um Pix errado, devolvo ou não?
Recebeu um “Pix errado” e solicitaram que vc devolva em outra conta? É golpe! Continue a leitura e saiba mais sobre o golpe de devolução de Pix errado e como evitar ser uma vítima.
Deepfake: proteja-se das falsificações digitais
Golpes em redes sociais com deepfake, que usam vídeos falsos com rostos de outras pessoas, estão se tornando cada vez mais comuns. Continue a leitura para entender um pouco mais sobre deepfake e como vc pode identificar estas abordagens.
Caça aos ovos ou aos golpistas? Não caia em nenhum golpe nessa Páscoa!
Com a Páscoa se aproximando surgem também os golpes que podem te deixar em apuros. Continue a leitura para saber quais os golpes que mais rolam nessa época.