Vai comprar ou vender algo na internet? Então fique atento para não cair no golpe do intermediador
Vc já ouviu falar no golpe do intermediador? Esse golpe é um pouco complexo, mas já é velho e ainda faz muitas vítimas todos os dias. Continue a leitura para saber mais.
Ana Julia
- Sherlock, eu preciso de ajuda urgente!
- Anunciei um MacBook para venda no Marketplace do Facebook há alguns dias e uma pessoa entrou em contato comigo dizendo que iria comprar.
- Ele se identificou como Luiz e pediu que eu retirasse o anuncio do Face, pois ele iria repassa-lo por um valor mais alto na rescisão de um funcionário.
- Eu não retirei o anuncio, pq caso ele desistisse da compra, ainda estaria ali para outros interessados verem.
Ana Julia
- Fechamos o negócio pelo WhatsApp, ele disse que mandaria o próprio funcionário dele, que se chama Carlos, para ver se estava tudo certo com o Mac, e já leva-lo com ele, pois seria dele.
- Ele pediu que eu não comentasse sobre o real valor do laptop com Carlos.
- O Carlos veio ver o Mac, disse que estava tudo certo e ia avisar o Luiz. E assim o fez, contudo o pagamento não caiu na minha conta.
- Sherlock, o Carlos era o verdadeiro comprador e achou que o Luiz era o vendedor do MacBook e eu era a prima que ia mostrar o laptop para ele.
Ana Julia
- O Carlos enviou mensagem ao Luiz dizendo que estava tudo certo, não me falou nada, fez o pagamento para o Luiz, e ia pegando o Mac para levar embora.
- Eu disse que ainda não havia recebido o pagamento, portanto ele não poderia levar o laptop ainda.
- Ele me chamou de golpista, disse que eu estava querendo dar o golpe nele, me mostrou o comprovante do pix que ele fez ao Luiz (que por sinal, era bem abaixo do real valor da venda). Luiz bloqueou nós dois.
- Nós discutimos, fiquei nervosa, mas lembrei da publicação no Face e mostrei a ele, que eu anunciei o MacBook há dias e nem era aquele valor.
Ana Julia
- Também tinha a conversa com o Luiz para provar ao Carlos, mas entendi seu nervosismo, ele tinha acabado de perder um bom dinheiro.
- Vc pode nos ajudar? Nós não sabemos o que fazer agora, ambos fomos enganados, mas Carlos foi o maior prejudicado.
Sherlock
- Elementar, minha cara internauta.
- Vc e Carlos foram vitimas do golpe do intermediador. Esse golpe é um pouco complexo, mas já é velho e ainda faz muitas vítimas todos os dias.
- O criminoso, nesse caso o Luiz, busca em plataformas de vendas algo que lhe chama atenção. Então, ele começa a conversar com o proprietário do item escolhido, e o proprietário, sem perceber, se torna a primeira vítima.
- O golpista faz perguntas detalhadas do item e então ele faz um anúncio em outro lugar como se ele fosse o próprio proprietário.
- Antes mesmo de criar esse segundo anúncio, o criminoso negocia com a vítima I e pede sigilo sobre valores, criando histórias, como no seu caso, que ele disse que seria parte da rescisão de um funcionário.
- Com um novo anuncio no ar, o golpista atrai a segunda vítima do golpe: a pessoa interessada na compra (é aqui que entra o Carlos).
- O golpista organiza então o encontro entre as duas vítimas, e solicita a ambas que não falem sobre valores.
- Para a vítima II, ele descreve a vítima I como um parente ou amigo próximo.
- Após o encontro e verificar que o item da venda está ok, a vítima II faz o pagamento para o golpista e anuncia a vítima I que está tudo certo. Esta, por sua vez, diz que ainda não recebeu a transferência.
- Assim, o golpe está aplicado, gerando estresse para ambos e prejuízo financeiro para o comprador.
- Ao Carlos, recomendo que entre em contato com o banco e denunciar o beneficiário do Pix que ele acabou de realizar.
- E para vcs dois, salvem áudios gravados, conversas e todas as negociações, anotem dia, local e horário que conversaram com o golpista, o comprovante de transferência ou Pix, procurem uma delegacia de Policia Civil e registrem um B.O. o quanto antes.
- Quanto as redes sociais, é importante que vc entre em contato com o suporte das redes e avise seus amigos e familiares sobre o que aconteceu para que eles não caiam em possíveis golpes publicados em suas redes.
- Para não cair nesse golpe, a dica mais importante é que vendedor e comprador devem conversar quando se encontrarem.
- Desconfie de valores muito baixos e não converse com intermediários, procure negociar com reais interessados no item, que não contem histórias sobre o que será feito do item.
Sherlock
- Suspeite de negociações que, além de possuir terceiros, pedem sigilo acerca dos valores negociados entre as partes.
- Se vc for o comprador, confirme os dados da pessoa e faça a transferência do valor somente para a conta do proprietário. E o proprietário, se atente se os dados estão corretos.
Sherlock
- Apesar de ser um golpe antigo, todos os dias pessoas são vítimas dele. Portanto, é importante redobrar a atenção quando for vender ou comprar algo na internet.
Baixe e compartilhe nas redes sociais
Clique sobre a imagem e acesso o link para download (representado por uma seta), que fica no canto direito superior.
Continue sua leitura
Proteja-se de golpes com a autenticação de dois fatores
Você já ouviu falar em Autenticação de Dois Fatores (2FA)? Sabe como ela pode ajudar a proteger suas contas em aplicativos? Então continue a leitura, onde Sherlock explica tudo de formas simples e prática!
Dicas para não clicar em links maliciosos
Vc sabe dizer se um link é confiável ou não? Então se liga nas dicas do Sherlock e saiba como identificar links falsos e maliciosos.
Meu celular precisa de um antivírus???
Os smartphones hoje servem praticamente como computadores na palma da mão. Por conta disso, o cuidado deve ser redobrado! Continue a leitura e confira alguns motivos para vc ter um antivírus no seu celular.
Proteja o app do seu banco!
Com a popularização do uso de app de banco no celular para diversas operações financeiras, é muito importante estarmos atentos à segurança. Portanto, confira algumas dicas de como manter seu app bancário mais seguro.